Guia de Holbox, ilha paradisíaca no México

Em 2024, visitei o México pela primeira vez e de cara me apaixonei pelo país. Imediatamente tive vontade de voltar para explorar cada cantinho - desde a capital até os destinos menos turísticos - e Holbox era o primeiro da lista.

Dito e feito. Visitamos a ilha em Agosto do mesmo ano e me apaixonei outra vez! Holbox é um destino pé na areia que oferece o melhor da culinária mexicana em sua forma mais autêntica, uma hospitalidade calorosa e um estilo de vida simples, rústico e extremamente relaxado.

Nesse post vou compartilhar tudo que você precisa saber para começar a planejar sua viagem para Holbox, no México. Chegar lá não é tão fácil - mas estamos falando de um pedacinho de paraíso e posso garantir que vale a viagem!

Guia completo de Holbox, no México. Foto: Aline on the MOVE

SOBRE HOLBOX

Holbox está localizada na parte Norte da Península de Yucatán, no México. A pequena ilha tem cerca de 40 km de comprimento e menos de 2 km de largura e abriga aproximadamente 2.000 habitantes. Com ruas de areia, clima rústico e um ritmo desacelerado, Holbox se tornou sinônimo de natureza intocada, praias quase desertas, hospitalidade acolhedora e estilo de vida relaxado.

É o destino ideal para quem quer fugir do burburinhos turístico e busca algo mais reservado. Para quem valoriza estar em contato direto com a natureza e para quem aprecia um ritmo mais devagar.

COMO CHEGAR

Como já disse, chegar lá não é tão fácil - mas que paraíso é fácil de alcançar?

SAINDO DE MIAMI:

1. Primeiro é preciso voar até Cancun International Airport (CUN), que é o aeroporto mais próximo de Holbox. Diversas companias aéreas fazem esse voo saindo de Miami e o tempo de duração é de 2 horas e 30 minutos.

2. Chegando em Cancun, é necessário pegar um transfer para ir até a cidade de Chiquilá. Esse trajeto dura cerca de 2 horas por uma estrada bem tranquila, que passa por alguns pequenos povoados bem simples no caminho. Eu contratei a empresa Holbox Adventures Transfer para fazer esse serviço completo e privado: o motorista nos buscou no aeroporto de Cancun e nos levou até Chiquilá. A empresa foi muito profissional, pontual e o carro era confortável. Eles também ficaram responsáveis pelos nossos tickets do Ferry e o “taxi” até o hotel, que vou explicar com mais detalhes a seguir. Todo esse trajeto (ida e volta) custou MXN $4,030 para 2 pessoas e achei que valeu muito a pena - recomendo demais esse serviço!

3. É de Chiquilá que sai o Ferry que finalmente te leva a Holbox e é a última “perna” dessa viagem! O trajeto dura 25-30 minutos e existem duas empresas que oferecem esse serviço, a Holbox Express e a 9 Hermanos. Eu utilizei uma na ida e outra na volta e posso confirmar que o serviço é exatamente o mesmo - as empresas oferecem embarcações quase idênticas, ambas com banheiros, assentos (não marcados) na cabine com ar condicionado e uma área superior ao ar livre de onde você pode apreciar a vista no caminho.

QUANTOS DIAS?

Bom, para fazer valer essa viagem, descansar e ainda aproveitar a ilha, recomendo no mínimo 3 dias e no máximo 5 dias em Holbox. Mais tempo que isso não é necessário, afinal, a ilha é pequena e não há muito o que fazer!

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR

Durante o Verão, entre Junho e Setembro é temporada de chuvas e o calor é intenso, mas em contrapartida, é nessa época também que os famosos tubarões-baleia aparecem na região!

A melhor época para visitar Holbox é no Inverno entre Novembro e Março, quando o clima ainda é quente, mas agradável, tem bastante sol e quase não chove, ideal para aproveitar as praias e os passeios ao ar livre. Definitivamente planeje-se para ir nesses meses!

O pôr do Sol em Holbox é mágico! Foto: Aline on the MOVE

COMO SE LOCOMOVER

Não existem carros na ilha! O principal meio de transporte são os taxis em carrinhos de golfe e como a ilha é pequena também da para caminhar bastante e até pedalar - a maioria dos hoteis oferece bicicletas para seus hóspedes de forma gratuita ou cobram uma pequena taxa diária.

MOEDA

A moeda em Holbox, assim como em todo o México, é o peso mexicano (MXN). Muitos estabelecimentos como hoteis e restaurantes aceitam cartão de crédito mas, para compras menores, lojas locais, barraquinhas de rua e táxis, é bom ter dinheiro em espécie.

IDIOMA

O idioma oficial em Holbox é o espanhol. Em hoteis, restaurantes e alguns passeios o inglês pode ser uma segunda opção, afinal os mexicanos são extremamente simpáticos e fazem de tudo para receber os turistas da melhor maneira! Mas no geral, como é uma ilha bem pequena e rústica o ideal é se virar no espanhol (ou ter o google tradutor em mãos!).

Feirinha local em Holbox. Foto: Aline on the MOVE

PROGRAMAÇÃO

Holbox é o tipo de destino que não precisa de programação e essa liberdade é mais um fator que torna a ilha tão relaxante e fácil de aproveitar. Como vocês sabem, eu AMO fazer um roteiro, mas em Holbox, desapeguei completamente dessa ideia porque realmente não é necessário. A ilha é pequena e eventualmente você vai andar por todo canto sem se dar conta!

Existem sim, passeios e algumas experiências imperdíveis na ilha - inclusive nesse post falei sobre elas! Mas não é preciso se preocupar com planejamento ou reservas antecipadas. Os hoteis mesmo oferecem todos os passeios e podem organizar tudo para você assim que chegar lá.

SEGURANÇA

Por ser um destino rústico, a noite algumas ruas são escuras e bastante desertas - mas não há perigo! Nós andamos bastante, inclusive a noite, e não nos sentimos ameaçados em nenhum momento. No geral, os moradores são muito receptivos e a ilha tem uma atmosfera tranquila.

Arte de rua em Holbox, no México. Foto: Aline on the MOVE

OUTRAS DICAS IMPORTANTES

• Repelente: A partir do momento que o sol se põe os mosquitos entram em ação e atacam sem dó! Leve ou compre lá mesmo um BOM repelente - você vai precisar muito!

• Sol: O sol em Holbox não é brincadeira! Lembre-se que estamos falando de uma pequena ilha no meio do mar, ou seja, os raios UV são mais intensos e queimam mais rápido. Protetor solar, chapéu, boné e óculos de sol são essenciais para se proteger.

• Mala: Eu prometo que você não vai precisar de NADA além de biquínis, camisetas, shorts, saída de praias e chinelos. Não há necessidade de looks elaborados, super chiques, porque essa não é a vibe da ilha. Tudo é muito simples e sem glamour. Eu levei uma sandália mais arrumadinha e acabei usando apenas Havaianas - afinal as ruas são de areia, então não vale a pena estragar seus sapatos.

• Chuva: E ainda sobre as ruas de areia, quando chove em Holbox, as ruas alagam muito rápido e a mistura de água e areia forma lama por toda parte. Fica um pouco mais difícil caminhar — especialmente em trechos sem calçada. Não é nada que atrapalhe drasticamente a sua viagem, mas esteja preparado e com as expectativas alinhadas caso aconteça.


Acompanhe também:
Instagram: 
@alineonthemove
Tiktok: @alineonthemove

Anterior
Anterior

Onde comer em Holbox: do café da manhã ao jantar

Próximo
Próximo

Calendário esportivo: confira os próximos jogos em miami